Amamentação e suas peculiaridades

Amamentar é difícil. Amamentar dói. Amamentar cansa. Amamentar é entrega. Para amamentar é preciso informação e apoio. Muito apoio. Uma rede de apoio: família, companheiro (quem tem), consultora em aleitamento, pediatra que apóie a Livre Demanda (LD).

Por isso muita gente desiste. Eu não. Estou aqui, inclusive com o tetê de fora agora, e com meu “piercing de peito” pendurado. <3

Mas o caminho é árduo e são muitos tapas na cara que a gente leva. Me preparei tanto para o parto e “ah, deixa a amamentação pra depois, deve ser fácil”, afinal é o que mostram os cartazes e campanhas pró-amamentação por aí. As mulheres não estão sempre sorrindo e calmas e felizes neles?

Pois é. Vou te contar que além de tudo isso cada bebê é de um jeito. Uns mamam que é uma maravilha, outros não. A Clara é um deles.

No começo ela mamava mal, e pouco e dormia. Não ganhava peso. Fizemos relactação. Depois que isso melhorou ela começou a mamar agitadamente. Não, não é refluxo. Não é APLV. Não é cólica. É ela.

amamentação-brogiblog

Ela é agitada. É um bebê ansioso (lembra aquele história que passamos tudo para o feto durante a gestação?). Ela mama se contorcendo, mexendo as mãos e pés, falando (?), gritando.

Os bebês não são iguais. Alguns fazem mamadas efetivas e em 5 minutos tá tudo resolvido.

Com ela não. Não posso falar, ou mexer no celular e ela prefere que a gente esteja deitada, em silêncio no quarto. Só eu e ela.

Além disso, percebi que ela arrota no meio e no fim da mamada. É mais ou menos assim: começa a mamar, 5 minutos, tiro do peito, ela arrota, volta pro peito, termina o peito. Muda de peito e o mesmo ciclo se repete.

Peculiar demais. E como descobri? Com tentativas, erros e acertos, com a convivência. 24 horas. Nas madrugadas insones, nos dias nublados, no dias cheios de Sol. Nos ataques de choro e irritação. Nas manhãs deliciosas regadas a sorrisos. Eu e ela.

E o seu bebê? Qual é o comportamento dele durante a mamada? O site WomansLounge listou 5 tipos. Vale a pena dar uma espiada aqui!

Leave a Reply